Um agricultor do município de São João foi vítima de estelionato após negociar a venda de um trator Massey Ferguson 283 modelo Advanced por meio de uma rede social. O caso ocorreu na última segunda-feira (18), e foi registrado na Delegacia de Polícia Civil na terça-feira (19).
De acordo com familiares, a negociação teve início na semana passada, quando um homem, que se apresentou como fazendeiro e morador de Ponta Grossa (PR), demonstrou interesse no trator. O contato foi realizado pelo aplicativo de mensagens WhatsApp, utilizando um número com DDD 42.
Após diversas conversas, o valor da venda foi acordado em R$ 140 mil. Na tarde de segunda-feira, por volta das 15h15, o suposto comprador enviou um comprovante de transferência via TED ao agricultor. Cerca de 45 minutos depois, por volta das 16h, um grupo de homens, que se identificaram como funcionários do comprador, compareceu ao local e levou o trator em um caminhão guincho.
Pouco tempo depois, ao verificar sua conta bancária, o agricultor percebeu que o valor da venda não havia sido depositado. Ao questionar o comprador, recebeu a justificativa de que a transação estava demorando devido ao montante envolvido. Mais tarde, o suposto fazendeiro afirmou que faria um PIX no dia seguinte ou enviaria um funcionário com o pagamento em dinheiro, acrescido de um valor extra de R$ 1.000.
No entanto, a promessa não foi cumprida. Ao tentar novo contato, o agricultor recebeu uma resposta irônica, na qual o golpista afirmou que o trator nunca seria encontrado. Foi então que a vítima constatou que havia caído em um golpe e registrou um boletim de ocorrência por estelionato na Polícia Civil de São João.
Investigação em andamento
Em nota, a Polícia Civil informou que o caso foi registrado no dia 18 de março e que as investigações já estão em andamento para identificar os responsáveis pelo crime. A corporação também alertou sobre os riscos de negociações realizadas por meio de redes sociais e aplicativos de mensagens.
"É necessário reforçar à população que tenha atenção em negociações, especialmente quando houver menção a intermediários. Desconfie de compradores ou vendedores que solicitem que informações sejam omitidas. Caso seja vítima de um golpe, entre em contato imediatamente com o seu banco para tentar o bloqueio da conta e registre um boletim de ocorrência pelo site da PCPR ou diretamente na Delegacia", informou a Polícia Civil.
Colaboração da população
As autoridades pedem que qualquer pessoa que tenha visto um caminhão guincho transportando um trator Massey Ferguson 283 modelo Advanced na região entre em contato com a Polícia Militar pelo telefone 190 ou com a Polícia Civil pelo número 197.
Fonte: Rádio São João
Comentários: