Rcs FM 87,9 Mhz

São Jorge D'Oeste

Dois Karatecas de São Jorge recebem a Faixa Preta

São Jorge tem se destacado no Karatê em nível nacional.

Dois Karatecas de São Jorge recebem a Faixa Preta
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

No último final de semana, a Escola Garra de Karatê esteve em Campo Mourão para participar do Curso Nacional de Karatê Wadô-Ryu. Sete integrantes da escola participaram diretamente com o mestre responsável pelo karatê no Brasil, Sensei Sérgio Takamatsu. Os alunos que participaram foram João Pedro Eschemback, Dienifer Rodrigues de Souza, Pietro José Piccolli Miri, Arthur Penteado Zago e Nicolas Marchi. Para atingir a faixa preta, é necessário participar de no mínimo três cursos nacionais.

Todos os sanjorgenses que participaram do Curso Nacional

Neste evento, dois alunos prestaram exame e foram avaliados: William Bernardo Tomás Olivo, de 16 anos, e Breno Guinther Klein, de 15 anos. Ambos iniciaram no karatê aos quatro anos de idade e, após anos de dedicação e treinamento, conquistaram a tão almejada faixa preta. Já são 5 faixa pretas formados pela professora Ângela.

Todos os Karatecas que participaram do Curso Nacional em Campo Mourão
Todos os Karatecas que participaram do curso nacional, em Campo Mourão 

 

Sequencia de faixas no Karatê Wadô-Ryu

Faixa Branca, Amarela, Laranja, Bordô, Azul, Verde, Roxa, Marrom  2° Kyu, Marrom 1° Kyu, e finalmente a Faixa Preta 1° Dan

Associação Garra de Karatê

A professora Angela Márcia Rodrigues de Souza está à frente da Academia Garra de Karatê há 15 anos, ensinando o estilo Wadô-Ryu. Ela atende cerca de 130 alunos em sua academia particular e mais 70 alunos em um projeto municipal do CRAS. A academia atende todas as faixas etárias, desde crianças até uma turma de idosos, formada há cerca de dois anos.

A turma de idosos é um sucesso

O trabalho contínuo da academia tem gerado muitos frutos, tanto para os atletas quanto para o município. Durante o ano, os alunos disputam diversas competições regionais, estaduais e nacionais. Frequentemente, a academia de São Jorge obtém títulos expressivos em âmbito nacional. Em setembro, a participação no Campeonato Brasileiro em Cajamar-SP está confirmada, a delegação deve ter em torno de 20 atletas, e a academia conta com apoio de empresários e da prefeitura municipal para conseguir participar e buscar mais medalhas e bons resultados. 

O retrospecto positivo da academia rendeu convites para que alguns atletas participassem do Mundial de Karatê Wadô-Ryu em Tóquio, no Japão.

Professora Angela

Angela sempre foi apaixonada pelo karatê, iniciando a prática do esporte muito jovem e chegando à faixa marrom. Após se casar e mudar de município, ela deixou de praticar artes marciais, mas retomou o esporte ao retornar para São Jorge d'Oeste, com o incentivo do Sensei Flamarion Dresch Pereira, então proprietário da academia local. Angela tornou-se faixa preta e professora, realizando um sonho de infância.

A academia da professora Ângela fica na Av. Prefeito Adelarte Debortoli, no Bairro da Lapa

 

Sonho do Mundial Frustrado

Com os bons resultados, os atletas da academia foram convidados para participar do Mundial em Tóquio, mas o sonho foi frustrado devido a falta de apoio. Angela lamenta a falta de apoio público e privado para o karatê, destacando a importância do esporte na formação de cidadãos. Um esporte disciplinador que contribui em diversos aspectos do ser humano.

O trabalho continua com dedicação, mirando a participação no Mundial de 2026.

Para financiar as competições, a academia realiza ações como a venda de pizzas. Interessados em adquirir ou contribuir com o projeto podem entrar em contato com a professora Angela pelo telefone (46) 99925-8759.

Comentários:

Veja também