O veterinário Rodrigo Neca Ribeiro, do Zoológico de Cascavel, afirmou em entrevista ao g1 que o flagrante de um macaco-prego com uma garrafa de cerveja em cima de uma lixeira na área de caminhada do Lago Municipal reflete a "falta conscientização" da população.
A cena registrada na cidade do oeste paranaense viralizou nas redes sociais. Nas imagens o animal está em uma lixeira acompanhado de outro macaco-prego. Na sequência, ele vira a garrafa na boca.
O morador que grava as imagens se aproxima dos dois animais e o macaco novamente vira a garrafa em direção à boca. A imagem não deixa claro se havia cerveja ou não na garrafa.
O g1 e a RPC acionaram a Prefeitura de Cascavel, que informou apurar a situação. O secretário de Meio Ambiente, Ailton Lima, afirma que a cena é triste e que reflete uso inadequado da área verde.
O veterinário Rodrigo Neca Ribeiro relata que, se as lixeiras não são mantidas no local, a população acaba depositando o lixo ali de qualquer maneira.
"Então, o que a gente realmente precisa ter, que é o maior desafio, é a conscientização que falta por parte da população", frisou Rodrigo.
A prefeitura afirmou que faz limpeza contínua no local e que um projeto de reforma em andamento prevê lixeiras com tampos para evitar o acesso dos animais ao lixo. A administração municipal reforçou que é expressamente proibido alimentar os animais.
Comentários: