Rcs FM 87,9 Mhz

Paraná

Governador determina força-tarefa para ajuda às vítimas das chuvas em General Carneiro

Equipes da Defesa Civil Estadual e do Corpo de Bombeiros em parceria com a prefeitura atuam na cidade no Sul do Paraná atingida por fortes chuvas na m

Governador determina força-tarefa para ajuda às vítimas das chuvas em General Carneiro
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Logo após tomar ciência das fortes chuvas que causaram alagamentos na cidade de General Carneiro, no Sul do Paraná, na madrugada desta quinta-feira (7), o governador Carlos Massa Ratinho Junior determinou o envio imediato de reforços do Governo do Estado para a região. Desde as primeiras horas do dia, profissionais da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) atuam em parceria com o município no atendimento às vítimas.

As informações preliminares apontam que aproximadamente 200 pessoas precisaram sair de suas casas devido à situação mais crítica e foram para imóveis de parentes e amigos, dos quais a maioria já retornou na manhã desta quinta-feira para limpeza de suas residências após a redução no nível de água.

Durante a madrugada, uma menina de 2 anos foi arrastada pela enxurrada quando a família saía de casa e continua desaparecida. Cerca de 60 pessoas, entre bombeiros militares de União da Vitória e funcionários da prefeitura, efetuam buscas nos rios Torino e Jangada.

O comandante-geral do CBMPR, coronel Manoel Vasco, garantiu que todos os esforços estão sendo mobilizados para garantir a segurança dos moradores e para encontrar a criança desaparecida. “A expectativa é de que o nível da água continue a descer rapidamente nas próximas horas. Caso contrário, a Força-Tarefa já está de prontidão para se juntar aos trabalhos no município e nas áreas adjacentes”, afirmou Vasco.

Membros do Grupo de Operações de Socorro Tático (GOST) do Corpo de Bombeiros estão a caminho da cidade, assim como bombeiros de municípios vizinhos. Novos reforços, inclusive da Força-Tarefa de Resposta a Desastres, podem ser deslocados a qualquer momento.

RECUPERAÇÃO – Funcionários da prefeitura e membros das defesas civil estadual e municipal estão reunidos para avaliar os estragos causados e identificar quais equipamentos e materiais serão necessários para a recuperação. A Defesa Civil Estadual também está orientando a prefeitura de General Carneiro sobre os procedimentos e documentação necessários e aguarda o levantamento dos estragos para enviar ajuda humanitária.

A captação de água foi temporariamente comprometida devido à queda de energia em uma das estações da Sanepar, que já foi religado pela Copel. Até que a situação seja totalmente normalizada, a Sanepar enviou um caminhão-pipa para garantir o abastecimento dos moradores, especialmente daqueles que residem em áreas mais altas da cidade, onde a água demora mais para retornar.

A força da água danificou muitas ruas, destruindo parte do asfalto e causando o desmoronamento de muros, cujos casos mais urgentes já estão sendo atendidos desde madrugada.

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) informou que a PR-170, próximo a General Carneiro, também foi atingida por escorregamento de material devido às fortes chuvas. Equipes do DER/PR estão atuando na limpeza da pista e remoção de barreira e a previsão é de que os serviços sejam concluídos até o final desta tarde. O tráfego está liberado no trecho, com restrição parcial somente onde são realizados os trabalhos.

CHUVAS – Dados do Simepar apontam que o volume acumulado de chuva em General Carneiro foi de 160,8 milímetros entre a noite de quarta-feira e a manhã de quinta, valor maior do que a média de 134 milímetros para o mês inteiro de novembro, de acordo com o Climatempo.  A previsão para esta quinta-feira é de que a chuva continue a cair sobre General Carneiro, com uma precipitação 20,2 milímetros até o final do dia. Para os próximos quatro dias, não há previsão de novas chuvas no município.

Além da situação no Sul do Estado, a Defesa Civil também emitiu na tarde desta quarta-feira (6) três alertas de chuvas fortes para a região do Norte Pioneiro do Paraná.

FONTE/CRÉDITOS: Agência Estadual de Notícias
Comentários:

Veja também