O Paraná está em alerta amarelo para chuvas intensas. O aviso meteorológico é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e válido para toda a parte sul do Estado, Noroeste e Norte, além da parte Sudeste e Leste. A chuva segue, ao menos, até o domingo, 14 de julho, conforme previsão do meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).
Para São Jorge D'Oeste a previsão é que até o domingo, 14, chova 100 mm.
A previsão do Inmet para o Paraná é para chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia com ventos intensos (40-60 km/h). Com um volume grande de chuva, não se descarta o risco de alguns alagamentos nas áreas mais suscetíveis, alerta Jacóbsen do Simepar. “Isso porque esse índice pluviométrico é quase a média do mês todo, ou seja, se aproxima da média climatológica”, explica
Áreas Afetadas pela chuva no Paraná:
Metropolitana de Curitiba, Centro Ocidental Paranaense, Noroeste Paranaense, Sudoeste Paranaense, Oeste Paranaense, Sudeste Paranaense, Norte Central Paranaense, Centro-Sul Paranaense e Centro Oriental Paranaense.
Chuvas intensas no Paraná nesta quinta-feira
Jacóbsen afirma que o tempo continua instável em boa parte do estado do Paraná nesta quinta-feira. “Aliás, as chuvas ganham intensidade novamente, sobretudo na metade sul paranaense, onde é esperada chuva a qualquer hora do dia e com intensidade que varia de moderada a forte em alguns momentos, até mesmo acompanhadas de trovoadas”, afirma.
O meteorologista explica ainda que o acumulado de chuva ou de precipitação deve ser bastante significativo nos próximos dias. “Já hoje chove com um pouco mais de acumulado, chegando a quase 50 milímetros, mas até o fim de semana a expectativa é que supere os 100 milímetros nessa faixa mais central do estado até a divisa com Santa Catarina”, diz.
Já na faixa norte, no extremo norte do Paraná, bem na área de divisa com São Paulo, entre o Norte Novo, Norte e Norte Pioneiro, a chuva deve ser bem pouca. Com previsão de precipitação inferior aos 5 milímetros previstos nesses próximos quatro dias, o tempo fica mais com tempo seco nessa região novamente.
Sem sol, frio permanece e há risco de geadas
E ao mesmo tempo que chove bastante, as temperaturas não conseguem se elevar. Serão dias de pouca oscilação de temperatura, com valores baixos. As temperaturas vão permanecer inferiores aos 15 graus nos termômetros em muitas dessas regiões onde há chuva prevista.
Comentários: