O drama vivido pelo Rio Grande do Sul desde a semana passada despertou a solidariedade da população paranaense. Prova disso é que as campanhas de arrecadação de donativos lançados pelo governo do Estado e pela Prefeitura de Curitiba no final da semana já resultaram em toneladas de produtos arrecadados.
Nesta segunda-feira (6), os postos de coleta em Curitiba ficaram movimentados o dia todo com a chegada de mais e mais doações, como acontece no quartel dos Bombeiros no Portão, um dos locais que recebe os donativos.
Além dos postos dos Bombeiros e Defesa Civil, outros 163 pontos de parceiros da Prefeitura também recebem doações. Os donativos podem ser entregues até esta quarta-feira (8).
Nesta segunda-feira pela manhã, um comboio com vários caminhões e carretas da Defesa Civil do Paraná partiu para o Rio Grande do Sul com quase 200 toneladas de alimentos, água, cobertores e outros itens de primeira necessidade para os atingidos pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul.
Ainda na semana passada, a primeira-dama do Paraná, Luciana Saito Massa, organizou uma reunião virtual com mais de 250 prefeitos, vice-prefeitos, primeiras-damas e coordenadores da Defesa Civil de municípios paranaenses para pedir apoio dos municípios para a arrecadação de donativos à população gaúcha, que sofre os efeitos da pior catástrofe meteorológica já registrada na história do Estado.
Caminhões-pipa partem de Curitiba para Porto Alegre
A campanha solidária de Curitiba e do Paraná para ajudar as famílias desabrigadas do Rio Grande do Sul está sendo ampliada com o envio de caminhões-pipa para abastecer os moradores de Porto Alegre. A iniciativa é uma articulação conjunta da Prefeitura de Curitiba, do Governo do Estado e da Sanepar. Calcula-se que pelo menos 600 mil pessoas estejam sem água potável nos bairros da capital gaúcha, que sofre com a cheia do Rio Guaíba.
Serão inicialmente cinco caminhões disponibilizados pela Sanepar com capacidade para transportar até 60 mil litros de água. A Prefeitura pretende viabilizar mais veículos para ampliar a ajuda. Os caminhões deverão sair em comboio de Curitiba vazios, pela BR-101, nesta terça-feira, até o município de Viamão, na Região Metropolitana de Porto Alegre, onde serão abastecidos em duas estações de tratamento que estão preservadas.
Dois veículos partirão de Curitiba, enquanto os demais sairão de Ponta Grossa, Pato Branco e Foz do Iguaçu.
Curitiba faz primeira remessa para o Rio Grande do Sul
A prefeitura de Curitiba envia nesta terça-feira (7) a primeira remessa de doações da Campanha Solidária para ajudar as famílias desabrigadas do Rio Grande do Sul. Serão cinco toneladas de alimentos não perecíveis, itens de higiene e limpeza, ração para animais de estimação e 2 mil garrafas de água mineral.
As doações sairão do Banco de Alimentos da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar, às 14h30, com destino à Defesa Civil do Estado, responsável pelo envio das doações do Paraná ao Rio Grande do Sul. As doações serão armazenadas no Pavilhão da Defesa Civil estadual, localizado na Rua Vidal Natividade da Silva, 555, Cajuru, até que sejam transportadas para o estado gaúcho.
As próximas remessas serão feitas nesta quinta-feira e sábado.
Calamidade: aeroporto de Porto Alegre fica fechado por tempo indeterminado
O Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, permanecerá fechado por tempo indeterminado, com todas as operações suspensas. A informação foi confirmada na segunda-feira (6) pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), por meio de nota. “Não há previsão de retomada. Para a segurança de todos, o terminal de passageiros está fechado.” Ainda de acordo com a associação, os aeroportos das cidades gaúchas de Passo Fundo, Caxias do Sul, Pelotas e Santo Ângelo estão operando, mas podem ser impactados pelas condições meteorológicas registradas em todo o estado.
Mais de 873 mil pessoas atingidas diretamente
A última atualização do boletim emitido pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul, divulgada no início da tarde de segunda-feira, aponta que 364 municípios foram atingidos pelas fortes chuvas na região, afetando 873.275 pessoas. Até o momento, foram confirmadas 83 mortes e há mais quatro em investigação, além de 291 pessoas feridas no estado. A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil já reconheceu o estado de calamidade pública em 336 municípios no Rio Grande do Sul.
Madonna doa R$ 10 milhões
Em meio a repercussão do histórico show que realizou no último sábado, em Copacabana, no Rio de Janeiro, a cantora Madonna – que deixou o Brasil na noite deste domingo, fez uma doação milionária para o estado do Rio Grande do Sul. Segundo a coluna Erlan Bastos EM OFF, a Rainha do Pop doou R$10 milhões, destinados à assistência das vítimas dos fortes temporais e inundações.
Comentários: