Na manhã desta quarta-feira (6), equipes da Polícia Civil, Criminalística, IML, Corpo de Bombeiros e Brigada Comunitária se reuniram no bairro Cristo Rei, em Chopinzinho, para investigar um possível desdobramento de um caso de desaparecimento. A investigação começou após denúncia que sugeria a existência de um corpo em uma fossa séptica nos fundos da residência. Até final da tarde desta qurta-feira, a equipe do Corpo de Bombeiros no local identificou a presença de pelo menos dois corpos.
A reportagem do PB Urgente esteve no local, onde fez entrevista com o soldado Portela, dos Bombeiros, que informou sobre o trabalho realizado durante todo o dia. “A partir do momento em que foi visualizada a parte de um membro de uma pessoa, o Corpo de Bombeiros foi acionado para apoiar a Polícia Civil e a Polícia Científica na recuperação do corpo, devido aos riscos de contaminação biológica, desmoronamento e gases tóxicos presentes na fossa”, disse o soldado.
Durante as primeiras horas de trabalho, a equipe conseguiu resgatar partes do corpo, incluindo “dois braços e antebraços, pedaços de pernas, porções de tecido mole, ossos da clavícula e fragmentos de crânio com cabelo”, relatou Portela. A situação no local indicava que o corpo havia sido desmembrado em pedaços pequenos, possivelmente para facilitar sua ocultação dentro da estrutura da fossa. Segundo o soldado, “foi cortado em pedaços realmente pequenos para que pudesse passar por dentro do tubo de 100 milímetros da parte de inspeção da fossa.”
Sobre as ferramentas possivelmente utilizadas no crime, o soldado Portela afirmou que “provavelmente foram usadas ferramentas manuais, como faca, facão ou serra”, embora ele tenha ressaltado que uma conclusão definitiva sobre o método dependerá de análises posteriores da perícia.
Com o apoio da Prefeitura de Chopinzinho, que disponibilizou uma mini escavadeira, a equipe pôde melhorar o acesso ao local e aprofundar o trabalho de escavação. “Agora estamos em uma outra fase da recuperação, tentando localizar partes ósseas maiores, como fêmures e costelas”, acrescentou o soldado.
Comentários: