Rcs FM 87,9 Mhz

Geral

Queda da ponte sobre Rio Tocantins: mergulhadores retomam buscas por desaparecidos

Até o fechamento desta matéria, foram confirmadas 14 mortes em decorrência do colapso

Queda da ponte sobre Rio Tocantins: mergulhadores retomam buscas por desaparecidos
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Depois de constatar que a vazão das águas da Usina Hidrelétrica Estreito pode ser contida por mais um período, mergulhadores dão continuidade ao trabalho de busca por desaparecidos no desabamento da ponte que divide os estados do Tocantins e do Maranhão. A decisão da Marinha do Brasil se deu após o Consórcio Estreito Energia – responsável pela administração da usina - informar que era possível conter a vazão por mais tempo. Com isso, a ação dos mergulhadores pode seguir.

Nessa quinta-feira (9), foram realizados mergulhos exploratórios em locais mais afastados da estrutura que sobrou da ponte. Até o fechamento desta matéria, foram confirmadas 14 mortes em decorrência do colapso. As equipes de buscas ainda tentam encontrar três pessoas desaparecidas. 

Além disso, a força-tarefa volta atenção aos carregamentos de produtos químicos dos caminhões que estão no fundo do Rio Tocantins. Galões com 20 mil litros de defensivos agrícolas que estavam em um dos veículos já foram retirados pela empresa Corporação Sumitomo.

Entenda o que é o Plano Municipal de Saneamento Básico

A Agência Nacional de Águas (ANA), o Ibama e o Ministério do Meio Ambiente publicaram uma nota com informação de que mantêm o monitoramento da qualidade da água do rio. O acompanhamento continuará sendo feito até que seja retirado o carregamento de ácido sulfúrico, que também caiu no rio. 

Confira mapa com rotas alternativas  

Para os condutores que seguem no sentido Belém/Brasília via Imperatriz (MA), uma opção é ir pela BR-010, entrar à direita no km 249,6, na rotatória; atravessar a Ponte Dom Affonso Felippe Gregory; continuar pela TO-126 até Sítio Novo do Tocantins (TO); seguir para Axixá do Tocantins pela TO-201; continuar pela TO-134 para São Bento do Tocantins (TO), Luzinópolis (TO) e, então, Darcinópolis (TO); acessar a BR-226 e seguir em direção a Brasília (DF).

Já para os usuários que vão no sentido Brasília/Belém via Darcinópolis (TO), a alternativa é seguir pela TO-134 em direção a Luzinópolis e São Bento do Tocantins; seguir em direção a Axixá do Tocantins, continuando pela TO-134; seguir pela TO-201 até Sítio Novo do Tocantins; continuar para Imperatriz (MA) pela TO-126; atravessar a Ponte Dom Affonso Felippe Gregory; acessar a BR-010 e seguir em direção a Belém (PA).

Para aqueles que seguem de Balsas (MA) a Brasília (DF), a opção é seguir para Carolina (MA); realizar a travessia do Rio Tocantins na balsa para Filadélfia (TO); seguir pela TO-222 até Araguaína (TO); acessar a BR-153 e seguir em direção a Brasília (DF).

E a alternativa para quem segue de Brasília (DF) a Balsas (MA) é seguir pela TO-222 até Filadélfia (TO); realizar a travessia do Rio Tocantins na balsa para Carolina (MA) e seguir pela BR-230 para Balsas (MA).   



Fonte: Brasil 61

Comentários:

Veja também