Rcs FM 87,9 Mhz

Geral

Urupema (SC)registra frio recorde de -7,2°C, a menor temperatura do ano no Brasil

São Jorge D'Oeste também teve geada com temperatura próxima de 0°C

Urupema (SC)registra frio recorde de -7,2°C, a menor temperatura do ano no Brasil
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O Brasil enfrentou um frio intenso neste domingo, 30 de junho, com a primeira geada do ano registrada em São Jorge D'Oeste e temperaturas próximas de 0°C. As cidades do Sul do Brasil, especialmente em Santa Catarina (SC), Paraná (PR) e Rio Grande do Sul (RS), experimentaram temperaturas negativas.

A cidade de Urupema, em Santa Catarina, marcou a menor temperatura do ano no país, com -7,2°C, conforme dados da empresa de meteorologia Climatempo e da estação de monitoramento da Epagri/Ciram, órgão estadual que monitora as condições do tempo. Essa temperatura foi registrada por volta das 6h da manhã.

Outras cidades catarinenses também registraram frio intenso. São Joaquim atingiu -6,5°C, Urubici -5,3°C, e Fraiburgo -3,0°C. No total, mais de 30 municípios em Santa Catarina tiveram temperaturas abaixo de zero, segundo a Defesa Civil do estado.

No Paraná, General Carneiro foi o município com o clima mais frio, registrando -3,5°C. Francisco Beltrão e Pato Branco também apresentaram temperaturas baixas, com 0,7°C e 0,5°C, respectivamente. A "metade sul" do estado, incluindo Guarapuava, Palmas e São Mateus do Sul, registrou o dia mais frio do ano.

No Rio Grande do Sul, a cidade turística da Serra foi a mais fria do estado, com a estação marcando -4,5°C.

As capitais do Sul também sentiram o rigor do inverno. Em Florianópolis, a mínima foi de 9°C, Curitiba registrou 2°C, e Porto Alegre 4°C, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

A primeira frente fria do inverno no país quebrou uma sequência de dias quentes que se instalou desde 5 de maio, especialmente na faixa central do Brasil. Em algumas regiões, o frio foi tão intenso que cachoeiras e lagos congelaram, além da formação de cristais de gelo, criando paisagens típicas de inverno rigoroso.

 

FONTE/CRÉDITOS: Portal Terra
Comentários:

Veja também